terça-feira, 26 de junho de 2012

Simulações Interativas de Matemática


Simulações Interativas de Matemática

Confira também, simulações de: Ciências, Física, Química, Biologia etc.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Mini Dicionário on-line de Matemática


Mini Dicionário on-line de Matemática

Matemática Essencial 
Ensino: Fundamental, Médio e Superior


Matemática para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Matemática Financeira. Passatempos. Cálculo Diferencial e Integral. Álgebra. Máximos e Mínimos. Equações Diferenciais Ordinárias. Variáveis complexas. Cálculos on-line. Harmonia Matemática. Notas de aulas. Sequências de Fibonacci, número de ouro e segmento áureo. Exercícios propostos e resolvidos.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QMágico

QMágico
700 vídeos gratuitos de matemática.
Vídeos, exercícios, perguntas e respostas.
Thiago Feijão, o idealizador do site que oferece 700 vídeos gratuitos de matemática.
Catraca Livre em 25/05/12
por Patrícia Gomes, do site PorVir
“eu percebi que eu tinha a capacidade de resolver problemas.”
As ideias rapidamente desencadeadas e as orelhas que ficam vermelhas conforme a empolgação são reflexos de uma mente que não para um segundo. Thiago Feijão, 22, tem uma biografia que não cabe na sua idade. O aluno de engenharia mecânica do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) já trabalhou em banco de investimento, foi consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), deu aula em escola pública, foi presidente da Casd, uma ONG que prepara jovens que não têm acesso à educação de qualidade para o vestibular e fundou outras duas – a Casdinho, para alunos do ensino fundamental, e o Instituto Semear, que ajuda a população de baixa renda a se manter na universidade. Quase tudo ao mesmo tempo.
No auge do acúmulo de projetos paralelos, um mentor seu da Fundação Estudar, de onde também era bolsista, lhe fez uma pergunta: por que ele acordava todos os dias de manhã para fazer tudo isso? Feijão não sabia. O banqueiro carioca que lhe dava dicas para a carreira disse que enquanto ele não soubesse a resposta, não o receberia. Feijão entendeu então que, se focasse sua energia em um só projeto, teria a possibilidade de fazer algo maior. Seis meses depois, o jovem voltou com a resposta ao seu mentor. Ele fazia tudo aquilo porque queria promover impacto social. E que, sim, ele reuniria sua capacidade em um só esforço, o QMágico.PARA USAR O QMÁGICO
Lançado há uma semana, o QMágico é um site que oferece 700 vídeos gratuitos de todo o conteúdo do ensino básico de matemática. Além de oferecer os vídeos, o QMágico tem duas partes que são vendidas e que garantem a sustentabilidade do negócio. Uma é a plataforma que escolas e governos podem comprar com ferramentas digitais que potencializam o aprendizado dos estudantes e a outra é um serviço de treinamento para capacitar os professores a usarem as tecnologias da informação em sala de aula. (leia detalhes sobre o QMágico em matéria do Porvir) “Meu negócio é social business. Eu queria dar aos outros as oportunidades que eu tive”, diz o jovem todas as vezes que é possível, repetindo sua preocupação em melhorar a educação brasileira. Leia a matéria na íntegra no site PorVir
Fonte:
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/05/thiago-feijao-o-idealizador-do-site-que-oferece-700-videos-gratuitos-de-matematica/

PROFMAT

          Venho por meio desta solicitar de Vossa Senhoria a gentileza de divulgar amplamente o PROFMAT- Mestrado Profissionalizante em Matemática em Rede Nacional junto aos professores que pertencem a vossa Diretoria de Ensino.      
            Cabe ressaltar que a partir deste ano foi criado um pólo deste mestrado junto a Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP/Campus de Presidente Prudente – SP.
            Este mestrado tem oferta nacional e é realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela SBM - Sociedade Brasileira de Matemática.
            O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.
            A inscrição no Exame será efetuada exclusivamente via  internet, na página  http://www.profmat-sbm.org.br/. O período de inscrição terá início no dia 28 de maio de
2012 e se encerrará às 23 horas e 59 minutos do dia 02 de julho de 2012, observado o horário oficial de Brasília, DF.
Para maiores detalhes sobre o programa de mestrado entrar na pagina http://www.profmat-sbm.org.br/.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

UNIFESP-DIADEMA OFERECE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA
Programa voltado para Professores de Ciências, Matemática, Física, Química e Biologia:
"Formação Continuada de Professores de Ciência e Matemática: A Prática Docente em Foco"
Uma parceria de trabalho entre professores universitários e professores da escola básica
O Grupo de Extensão em Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática (GEFOP) é composto atualmente por onze docentes de diferentes cursos da UNIFESP - CAMPUS DIADEMA, que se organizam em diferentes Grupos de Pesquisa e Estudos, com diferentes metodologias de trabalho, nos quais o professor participante do Programa de Formação Continuada pode desenvolver sua pesquisa sobre a prática docente.
Público-alvo:
Professores da rede pública ou privada que ministrem aulas de matemática, física, química, biologia ou ciências.
Carga Horária: 216 Horas
O programa será desenvolvido em encontros presenciais uma vez por semana, às sextas-feiras, das 14h às 18h, pelo período de três semestres (começando em agosto de 2012).
Local: Unidade Antônio Doll, da UNIFESP - Campus Diadema.
As inscrições já começaram!!!
Período de inscrição: 01/06/2012 à 13/07/2012
Período de entrevistas: 06/08/2012 à 11/08/2012
Início das aulas do Módulo I: 17/08/2012
Horário das aulas: das 14h00 às 18h00 horas
Para inscrições e maiores detalhes entre na página: http://gefop.pro.br ou http://gefop.unifesp.br