terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Entre a Arte e a Matemática


Entre a Arte e a Matemática

"Os trabalhos de Escher constroem-se, em grande parte, sobre o fascínio por alguns objectos e conceitos matemáticos (infinito, sólidos platónicos, rotações, simetrias, translações...). Não é pois de espantar que a sua obra tenha chamado à atenção de alguns matemáticos, como Penrose e Coxeter. Este último, nota que “...a qualidade estética da sua obra enriquece a dimensão Matemática da lógica, da geometria e do paradoxo e é por ela enriquecida...” (1988, cit. in Martinho, 1996)."



Como usar as redes sociais a favor da aprendizagem


Fonte: Revista Nova escola

Conheça a melhor forma de se relacionar com a turma nas redes sociais e saiba como o Facebook, o Orkut ou o Twitter podem ser aliados do processo de aprendizagem


Você sabe quantos de seus alunos possuem perfis no Orkut, noFacebook ou no Google +? Já experimentou fazer uso dessas redes sociais para disponibilizar materiais de apoio ou promover discussões online?
Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. "O contato com os estudantes na internet ajuda o professor a conhecê-los melhor", afirma Betina von Staa, pesquisadora da divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática. "Quando o professor sabe quais são os interesses dos jovens para os quais dá aulas, ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam a aprendizagem", diz.

Se você optou por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter esbarrado em uma questão delicada: qual o limite da interação? O professor deve ou não criar um perfil profissional para se comunicar com os alunos? "Essa separação não existe no mundo real, o professor não deixa de ser professor fora de sala, por isso, não faz sentido ele ter dois perfis (um profissional e outro pessoal)", afirma Betina. "Os alunos querem ver os professores como eles são nas redes sociais".

Mas, é evidente que em uma rede social o professor não pode agir como se estivesse em um grupo de amigos íntimos. "O que não se pode perder de vista é o fato de que, nas redes sociais, o professor está se expondo para o mundo", afirma Maiko Spiess, sociólogo e pesquisador do Grupo de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Ele tem que se dar conta de que está em um espaço público frequentado por seus alunos". Por isso, no mundo virtual, os professores precisam continuar dando bons exemplos e devem se policiar para não comprometerem suas imagens perante os alunos. Os cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer erros de ortografia até não colocar fotos comprometedoras nos álbuns. "O mais importante é fazer com que os professores se lembrem de que não existe tecnologia impermeável, mas comportamentos adequados nas redes", destaca Betina von Staa.

A seguir, listamos cinco formas de usar as redes sociais como aliada da aprendizagem e alguns cuidados a serem tomados:

1. Faça a mediação de grupos de estudo


2. Disponibilize conteúdos extras para os alunos



3. Promova discussões e compartilhe bons exemplos


4. Elabore um calendário de eventos


5. Organize um chat para tirar dúvidas 


Cuidados a serem tomados nas redes:

- Estabeleça previamente as regras do jogo

- Não exclua os alunos que estão fora das redes sociais


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

calendário escolar de 2013


Professores, pais e alunos já podem consultar o calendário escolar de 2013
Data de volta às aulas, férias, atribuição de aulas, além de outras já estão disponíveis para consulta.

Professores, pais e alunos já podem consultar o calendário escolar de 2013
20120925_headers_template_calendrio_620



Com a chegada de 2013, alunos, pais e professores da rede estadual já podem planejar com antecedência sua rotina escolar neste ano. De acordo com o cronograma, publicado em 21 de dezembro de 2012 no Diário Oficial, os mais de quatro milhões de estudantes devem retornar para as salas de aula no dia 1º de fevereiro de 2013.
Ainda segundo o calendário, o primeiro semestre se encerra em 28 de junho e os jovens recomeçarão suas aulas no dia 1º de agosto. Depois disso, o término do ano escolar só deverá acontecer quando forem completados 200 dias letivos.
20121221_calendario2013_800_01_portal_620









Educador, fique ligado!
Além da volta às aulas, outras datas importantes foram divulgadas. Momento de definição para os 247 mil professores da rede estadual, a atribuição de aulas já tem data certa para acontecer: de 23 a 31 de janeiro de 2013.
O calendário ainda estabelece que o período de férias dos educadores será entre os 1º e 15 de janeiro e de 1º a 15 de julho.
Os docentes também já podem se programar para o momento de planejamento escolar, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro e, novamente, em 30 e 31 de julho.
Atividades de autoavaliação, discussões sobre resultados da unidade, conselho de classe e recesso escolar também já estão programados.

Novo modelo de Escola de Tempo Integral será ampliado

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Consed lança portal com dados do magistério público

Com objetivo de contribuir com as secretarias de educação, profissionais do magistério, entidades educacionais e a sociedade de modo geral, o Consed lança em seu site um banco de dados com informações relativas ao perfil do magistério público estadual, enfocando cargos efetivos existentes, funções exercidas, etapas, modalidades, área geográfica, turno e áreas disciplinares de atuação, além de tempo de serviço, jornada de trabalho e sua composição nos estados.

O portal também traz informações sobre os planos de carreiras existentes em cada estado e no Distrito Federal e do valor do vencimento e da remuneração inicial do Profissional do Magistério com Formação em Nível Médio.

Com a divulgação dos dados, o Consed espera colaborar na melhoria do planejamento e da gestão de pessoal e, especialmente, fundamentar políticas de valorização do magistério público estadual. O material poderá ser acessado no link:   Consed