SARESP 2012
27 e 28 de novembro de 2012
Descubra qual a
importância do Saresp e o que os últimos resultados têm mostrado
No último vídeo com perguntas e
respostas sobre o Saresp 2012, o Portal da
Secretaria da Educação esclarece qual a importância da prova para a Educação em
São Paulo, como os diretores terão acesso aos resultados e o que as últimas
avaliações têm mostrado.
O
exame, voltado para estudantes dos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino fundamental e
da 3ª série do Ensino Médio, acontecerá nos dias 27 e 28 de novembro. O
objetivo da avaliação é fornecer informações sobre a situação da escolaridade
na rede pública de ensino com o intuito de melhorar a qualidade da educação.
Se você
também tem dúvidas sobre o Saresp, envie suas questões para o Canal
da Secretaria da Educação no Facebook ou para o
email: portal@edunet.sp.gov.br . Continue
acompanhando mais informações sobre a prova no Portal da Educação.
Matrizes de Referência para a avaliação - SARESP
Matriz do SARESP
SARESP
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São
Paulo – SARESP – é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde
1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP. O SARESP tem
como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis
sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista,
visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas
para a melhoria da qualidade educacional.
Os resultados da avaliação do SARESP em Língua Portuguesa e em
Matemática são passíveis de comparação com aqueles da avaliação nacional
(Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa
maneira, as informações fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela
condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de
aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas,
bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.
Com a finalidade de aprofundar a análise das variáveis que
interferem no desempenho, são aplicados questionários destinados aos pais e
alunos, assim como a outros agentes educacionais em todas as escolas estaduais
(diretores, professores das disciplinas avaliadas e professores coordenadores).
Os resultados dessa avaliação servem para o monitoramento das políticas
públicas na área da educação e do plano de metas das escolas, diretamente
vinculados à gestão escolar e à política de incentivos da SEE/SP.
SARESP 2012
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP –
realizará nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, a décima quinta edição do Sistema
de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP, com a
participação de todas as escolas da rede pública estadual que oferecem ensino
regular e de todos os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da
3ª série do Ensino Médio. Em cada edição, por meio de aplicação de provas
cognitivas e questionários respondidos pelos pais, alunos, professores e
gestores do ensino, o SARESP avalia o sistema de ensino paulista para monitorar
as políticas públicas de educação.
SARESP – Relatórios Pedagógicos 2011
SARESP – Matriz de Referência 2009
IDESP
Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo
O IDESP é um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta
avaliação, considera-se que uma boa escola é aquela em que a maior parte dos
alunos apreende as competências e habilidades requeridas para a sua série/ano,
num período de tempo ideal - o ano letivo. Por este motivo, o IDESP é composto
por dois critérios: o desempenho dos alunos nos exames de proficiência do
SARESP (o quanto aprenderam) e o fluxo escolar (em quanto tempo aprenderam).
Estes dois critérios se complementam na avaliação da qualidade
da escola. Isto porque não é desejável para o sistema educacional que, para que
os alunos aprendam, eles precisem repetir várias vezes a mesma série/ano. Por
outro lado, também não é desejável que os alunos sejam promovidos de uma
série/ano para a outra com deficiências de aprendizado.
O IDESP avalia a qualidade do ensino nas séries/anos iniciais
(1º a 5º anos) e finais (6º a 9º anos) do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
em cada escola estadual paulista. A metodologia utilizada no cálculo do IDESP
permite que a escola acompanhe sua evolução de ano para ano. Assim, o IDESP tem
o papel de dialogar com a escola, fornecendo-lhe ao mesmo tempo um diagnóstico
que aponte suas fragilidades e potencialidades e um norte que permita sua
melhoria constante.
IDESP - O que é o IDESP e como ele é calculado (Março/2012)
O que é ser professor? Educadores paulistas respondem com paixão
e dedicação.
Ninguém aprende a aprender. Ter um instrutor,
um mestre ou um educador é algo tão necessário que nos acompanha desde o início
da vida. Aprendemos com nossos pais a andar, falar, se comportar e socializar,
mas assim que chegamos a uma certa idade, a família já não é o suficiente,
temos que aprender com quem passou a vida toda trabalhando para nos ensinar. Hoje,
a internet pode ser uma grande fonte de conhecimento, mas ninguém ensina tanto
quanto com um professor.
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