segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Grande Matemático



Hans Freudenthal (1905 - 1990)

Como professor adquiriu fama internacional como o fundador da Educação Matemática Realística que está baseada na resolução de problemas reais, factíveis e significativos a partir de experiências cotidianas em lugar de em regras de matemática abstratas e divorciadas da realidade vivencial ou cognitiva dos estudantes. A figura de Freudenthal foi determinante para que a educação holandesa não fosse contaminada pelo Movimento da Matemática Moderna que se espalhou pelo mundo através dos EUA nos anos 60. Os conteúdos e a metodologia desta matemática exagerada e precocemente formal, mostrou serem inadequados para a maioria dos estudantes a ponto de ter sido abolidos após quase 20 anos de experiências catastróficas. Na contramão do MMM, Freudenthal preferiu levar os estudantes para uma viagem pelo mundo da matemática a partir da descoberta. Um de seus lemas era que você aprende melhor matemática reinventando tudo isto. Freudenthal defende que a matemática é uma atividade e que a melhor forma de aprender uma atividade é executá-la. Em seus estudos e ações mostrou que os estudantes podem desenvolver compreensão matemática gradualmente a partir de problemas práticos bem escolhidos da vida diária, da exploração e resolução destes problemas atingiam níveis cada vez mais complexos de pensamento matemático atingindo a abstração numa etapa adequada a seu desenvolvimento cognitivo, social e cultural. Uma das conseqüências é que os alunos tendem a se interessar automaticamente pela matemática propriamente dita, adquirindo hábitos de pensar matematicamente frente a situações diversas e extra-escolares.


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