terça-feira, 10 de setembro de 2013

Jornada da Matemática

Jornada da Matemática - ciclo I

Link:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/jornada/Ler_e_EscreverJornada_de_Matematica.pdf


Como nossos alunos realizam cálculos? Usam lápis e papel para trabalhar com os algoritmos ensinados na escola ou uma calculadora para obter resultados exatos? Realizam a operação mentalmente, por meio de estratégias diversas? Fazem uma aproximação do resultado, estimando seu valor?

De uma ou outra forma, é preciso que a escola crie um contexto favorável de ensino que conduza ao desenvolvimento das habilidades de cálculo, à capacidade de investigação e perseverança na busca de resultados, ao uso de estratégias diversificadas de controle de resultados, à valorização do trabalho em equipe e à troca de experiências como fonte de aprendizagem. Enfim, à ampliação das competências matemáticas do maior número de alunos possível, lembrando que a sociedade exige indivíduos capazes de refletir sobre situações diversas, avaliar e decidir. 

Jornada de Matemática pretende dar sua contribuição, trazendo uma matemática viva, conquistando os envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem para a aventura da construção do pensamento matemático e do raciocínio criativo. 

Nesta página, os educadores poderão encontrar o Regulamento, a Publicação Digital "Jornada de Matemática: Orientações", contendo sugestões de atividades matemáticas que podem auxiliar os professores no trabalho em sala de aula, e as equipes das Escolas e Diretorias de Ensino na preparação do processo de seleção.


Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=037

-------------------------

Links 


Experiências Matemáticas
http://cenp.edunet.sp.gov.br/escola_integral/mat_apoio/diretrizes.doc
Traça as Diretrizes para as experiências matemáticas na Escola de Tempo Integral

Matemática na educação básica – algumas prioridades
http://cenp.edunet.sp.gov.br/Plan2007/docs/pdf/
Matemática%20na%20Educação%20Básica.pdf

Apresenta algumas expectativas de aprendizagem em matemática  para as primeiras séries do ensino fundamental.

Explorando problemas nas aulas de matemática
http://cenp.edunet.sp.gov.br/escola_integral/mat_apoio/
Experimentando%20jogos%20e%20desafios.doc

Material que apresenta situações problemas e jogos para desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos.


Matemática 2
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/matematica2.pdf
Cadernos da TV Escola que trazem diversos programas referentes à matemática, dentre outros: A natureza das operações, Jogos e atividades para trabalhar as operações, O cálculo e a vida moderna.

Aprender a ler problemas em matemática
http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
Refere-se à dificuldade que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas devido, entre outras coisas, à ausência de um trabalho pedagógico específico com o texto.

Professor de Matemática instiga raciocínio criativo 
http://www.matematicahoje.com.br/telas/
autor/entrevistas/aol.asp?aux=A

Entrevista com o Prof. Antonio José Lopes estudioso da matemática que aborda questões sobre as metodologias para o ensino da matemática, a aplicação cotidiana do que se ensina, a matemática como uma das responsáveis por repetências e eliminações.

Matemática Hoje - Biblioteca 
http://www.matematicahoje.com.br/telas/mat_biblioteca.asp
Apresenta uma diversificada produção expressa na forma de artigos, revistas, livros, dissertações e teses sobre a Educação Matemática brasileira.


Revista Educação e Matemática 
http://www.apm.pt/apm/revista/educ.htm
Traz artigos sobre ensino/aprendizagem, sobre experiências de inovação e propostas de atividades para a sala de aula.


4 comentários:

  1. Eu e minha turma da escola Glauber Rocha estamos indignados com isso. Porque o governo não tem dinheiro? Pra que a gente paga imposto estão? Para ele ficar sem dinheiro, isso nós não assentamos, queremos justiça porque não foi isso que o governador falou no início do ano.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí estamos mesmo indignados

    ResponderExcluir
  3. Verdade queremos fazer justiça. Isso não pode ficar assim.

    ResponderExcluir
  4. Verdade falou tudo

    ResponderExcluir