quarta-feira, 31 de outubro de 2012


Etnomatemática

“O cotidiano das pessoas está impregnado dos saberes e fazeres próprios da cultura e a todo instante, indivíduos estão comparando, classificando, quantificando, medindo, explicando, generalizando, inferindo e, de algum modo, avaliando, usando os instrumentos materiais e intelectuais que são próprios à sua cultura.” (D’Ambrósio)

“A proposta pedagógica da Etnomatemática é fazer da matemática algo vivo, lidando com situações reais no tempo [agora] e no espaço [aqui]. E, através da crítica, questionar o aqui e agora. Ao fazer isso, mergulhamos nas raízes culturais e praticamos dinâmicas culturais. Estamos, efetivamente, reconhecendo na Educação a importância das várias culturas e tradições na formação de uma nova civilização, transcultural e transdisciplinar.” (Ibid, p. 47)

“O ensino de Matemática não pode ser hermético nem elitista. Deve levar em consideração a realidade sociocultural do aluno, o ambiente em que ele vive e o conhecimento que ele traz de casa.” (D‘Ambrósio)

“Seres humanos desenvolvem ideias matemáticas, entre outras, quando elaboram atividades culturais e pensam sobre as mesmas. A produção de conhecimentos matemáticos ocorre em todas as culturas humanas. Esse é um dos elementos constitutivos do paradigma da Etnomatemática. Cada cultura e subcultura desenvolvem a sua própria Matemática, de certa maneira específica. A Matemática não é um produto de uma esfera cultural particular, mas uma experiência humana comum a todos os povos.” (Gerdes, 2002, p. 222)

“Etnomatemática não é apenas o estudo de Matemática das diversas etnias. Para compor a palavra etno matema tica utilizei as raízes ticamatema e etno para significar que há várias maneiras, técnicas, habilidades (tica) de explicar, de entender, de lidar e de conviver (matema) com distintos contextos naturais e socioeconômicos da realidade (etno).” (D’Ambrósio)

“Segundo Monteiro (2001), em geral, o termo Etnomatemática está relacionado a conhecimentos presentes nas práticas cotidianas de diferentes grupos e que na maioria das vezes está aliado à solução de problemas, pensada dentro de um conjunto de valores e saberes que lhe dão significados.”

“Ao caminhar a discussão para a possibilidade de se fazer Educação através da Matemática durante as aulas, entendo que o Currículo de Matemática também colabora com o desenvolvimento de capacidades de matematizar situações reais, codificá-las adequadamente, de maneira a permitir a utilização de técnicas e resultados conhecidos em outro contexto.” (D’Ambrósio)

Multiculturalismo

“Ao reconhecer que os indivíduos de uma nação, de uma comunidade, de um grupo compartilham seus conhecimentos, tais como a linguagem, os sistemas de explicações, os mitos e cultos, a culinária e os costumes, e têm seus comportamentos compatibilizados e subordinados a sistemas de valores pelo grupo, dizemos que esses indivíduos pertencem a uma cultura. No compartilhar conhecimento e compatibilizar comportamento estão sintetizadas as características de uma cultura. Assim falamos de cultura da família, da tribo, da comunidade, da agremiação, da profissão, da nação.” (D’Ambrósio, 2001, p. 18-19)

“Multiculturalismo, em termos educacionais, se refere às relações para que o indivíduo atinja a sua plenitude e que deve transcender as outras culturas, e que segundo D’Ambrósio (1996) é uma forma de o indivíduo adquirir a sua plenitude num mundo globalizado.”

Prática Pedagógica

“Ponte (1994) descreve que é reconhecida a importância de se dominar os conteúdos que se ensina e evidenciar conhecimento didático, ou seja, a capacidade de compreensão dos conteúdos para o ensino procurando maneiras mais adequadas de apresentá-los aos alunos. Há necessidade de conhecer o conteúdo que vai ser desenvolvido, mas também é necessário que os professores detenham outros conhecimentos, principalmente de metodologias ou estratégias de ensino, que melhor possa ser desenvolvido o conteúdo.”

Educação

“Educação, é defendida por D’Ambrósio (1996), como uma estratégia da sociedade para facilitar que cada indivíduo atinja o seu potencial e para estimular cada indivíduo a colaborar com outros em ações comuns na busca do bem comum.”

Currículo

“Currículo é uma estratégia para a ação educativa. O Currículo estabelece um estilo de produção e é uma estratégia para executar essa produção.” (D’Ambrósio)

“Entende-se por Currículo Informal aquele produzido fora da escola, ou seja, produzido pelos grupos sociais.”

Fonte
Livro: ETNOMATEMÁTICA
Multiculturalismo em sala de aula: a atividade profissional como prática educativa
(Evanildo Rios Alves)
Editora: Porto de Ideias – São Paulo, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário